• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Sam Abercromby: um “sebastianismo revisitado” assombroso e genial

Cultura  »  2022-01-26 

“Como estrangeiro, Sam Abercromby adquiriu o distanciamento de etnólogo, que chega a uma cultura diferente e descobre o que de singular encontra diante de si. Como o etnólogo procura desvendar a estrutura da organização social, Abercromby parece situar facilmente os traços identificadores da paisagem, numa abordagem não estritamente naturalista, mas marcada por uma ambiência neo-lírica. Quase sempre a pintura de Sam é uma espécie de pintura conceptual, que parte de um projecto, que pressupõe investigação” – isto escrevíamos nós em 1994, já lá vão 28 anos, a pretexto da exposição “Sombra, Céu e Serra” em Torres Novas, quando o artista australiano, chegado a Portugal oito anos antes, se deixara deslumbrar pelos olivais da serra de Aire e produziu uma séria monográfica de pasteis e óleos e com ela nos surpreendeu com uma serra que nunca nenhum de nós, que somos de cá, tinha visto assim.

Nesse ano, Sam já tinha um longo percurso de pintor e de artista multifacetado, com passagens pela Grécia, logo em 1968, Roma, Paris, com um regresso à Austrália para realizar uma grande encomenda do governo australiano, uma pintura de grandes dimensões.

Chegado a esta região em 1986, Sam Abercromby andou por Tomar. Radicou-se durante uns bons anos na casa grande do Paço, em Vila do Paço, pintou frescos, madeiras, telas de grandes dimensões, fez-se artista da terra colhendo frutos e construindo pelas suas próprias mãos, concretizou projectos musicais muito próprios, mas sobretudo deixou uma vasta obra artística que foi emergindo de ciclos criativos, conceptuais e vivenciais, onde a sua auto-biografia e as suas personagens se misturavam em narrativas densas de significados simbólicos e de carga onírica próxima das abordagens surrealistas ou do realismo mágico, se podemos convocar essa tendência para a pintura.

Esta mostra, patente no ArtSpace João Carvalho, na Gouxaria, e que pode ser vista até final de Março, é uma viagem alucinante de Sam Abercromby às mitologias clássicas do sebastianismo, a que ele acrescentou, como é de seu timbre, uma “realidade paralela” tecida através de cruzamentos simbólicos com a sua própria construção histórica-literária do mito português e com a sua vida, dentro desse espantoso emaranhado de vida e morte, de sonho e mistério a transbordar das telas e a perturbar-nos como só a grande arte pode fazer. Obrigatório ver, imperativo ver. As entradas são livres. J.C.L.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble