• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 20 de Novembro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 22° / 12°
Períodos nublados
Qua.
 21° / 8°
Céu nublado
Ter.
 21° / 7°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 8°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Crânio da Aroeira é notícia nos media nacionais

Cultura  »  2017-03-14 

Fóssil terá cerca de 400 mil anos, segundo os arqueólogos

A notícia é velha, mas a equipa científica que esteve na origem da descoberta optou por mantê-la sob reserva e só ontem os media nacionais, estações de televisão e hoje os jornais, a trouxeram a público: o fragmento de crânio de um proto-Neandertal, descoberto em 2014 na gruta da Aroeira, mesmo junto à gruta da nascente do Almonda, pode ser o fóssil humano mais antigo encontrado no actual território português.

Corria o ano de 2014 quando a equipa de João Zilhão se preparava para concluir mais uma de muitas campanhas arqueológicas que vem realizando desde o início dos anos 90 no complexo de grutas da nascente do Almonda, em Moinho da Fonte, próximo da fábrica de papel: inesperadamente surgia encrustado na pedra um fragmento significativo de um crânio que se viu de imediato que poderia ter características únicas.

A avaliação prévia do achado indicou tratar-se, talvez, de um exemplar de um proto-Neandertal, e a datação posterior do fóssil atribui-lhe uma antiguidade de cerca de 400 mil anos, “o mais antigo encontrado até agora em Portugal” segundo a equipa de arqueólogos.

O fragmento de crânio está neste momento em Madrid, onde foi realizado o processo de separação da pedra onde estava incrustado, mas poderá ser visto brevemente numa exposição no Museu Nacional de Arqueologia, nos Jerónimos, em Lisboa, onde estará também o "menino do Lapedo", igualmente descoberto pela equipa de João Zilhão numa penha próximo de Leiria há mais de uma década.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Barquinha: exposição de pintor amador que não resistiu a um cancro »  2017-10-25 

Carlos Daniel Pascoal Serras nasceu a 23 de Dezembro de 1957 e faleceu no passado dia 21 de Outubro vítima de cancro. Era natural de Mouriscas (Abrantes) e residente em Atalaia, Vila Nova da Barquinha.

Bacharel em Engenharia Electrotécnica, desempenhou funções na instituição militar e na banca, área onde exerceu maioritariamente a sua vida profissional, nos balcões da CGD de Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, entre outros locais.
(ler mais...)


Dança: Cláudia Dias apresenta “Tudo o que é sólido dissolve-se no ar” »  2017-10-24 

O Teatro Virgínia recebe, no dia 4 de Novembro, o espectáculo de dança «Terça-feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar», a segunda peça do projecto Sete Anos Sete Peças de Cláudia Dias.
(ler mais...)


Alcanena: marionetas no S. Pedro, este fim-de-semana »  2017-10-20 

O cine-teatro São Pedro, em Alcanena, acolhes este fim-de-semana, 21 e 22 de Outubro, espectáculos de marionetas. No sábado é apresentado, às 21h30, “Queixa-te”, Teatro e Marionetas de Mandrágora e no domingo, a mesma companhia apresenta, às 15 horas, “Caixa das Histórias Ensarilhadas”.
(ler mais...)


Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal »  2017-10-12 

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.
(ler mais...)


Cristina Branco traz «Menina» ao Teatro Virgínia »  2017-10-12 

Cristina Branco apresenta o seu mais recente álbum «Menina» no Teatro Virgínia, no próximo sábado, 14 de Outubro. Neste disco, existem temas temas originais escritos por autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes.
(ler mais...)


Assembleia da República acolhe exposição sobre Maria Lamas »  2017-10-11 

“Mulheres, paz e liberdade” é o nome da exposição que vai estar patente na Assembleia da República, de 19 de Outubro a 6 de Dezembro, numa iniciativa que tem o apoio do município de Torres Novas.

Jornalista, escritora, tradutora, editora, Maria Lamas iniciou, há 70 anos, um percurso pelo país que viria a resultar num retrato da condição feminina em Portugal, nesse final da década de 40 do séc.
(ler mais...)


Colóquio sobre o Ribatejo e a 1.ª República, no Cartaxo »  2017-10-11 

O Fórum Ribatejo, uma plataforma informal de reflexão e acção sobre o Ribatejo da qual fazem parte investigadores da história local, promove no dia 21 de Outubro, no Cartaxo, o colóquio “O Ribatejo e a 1.
(ler mais...)


Caminhos da Pedra passam pela Barquinha, de 12 a 15 de Outubro »  2017-10-08 

O concelho de Vila Nova da Barquinha vai acolher, entre 12 e 15 de Outubro, os "Caminhos da Pedra", uma acção de programação cultural em rede que integra o projecto "Caminhos" da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) em parceria com os Municípios aderentes.
(ler mais...)


Alcanena: teatro de marionetas no Jardim da República »  2017-09-30 

O Jardim da República, em Alcanena, acolhe na terça-feira, dia 3 de Outubro, um teatro de marionetas pelo OANI Teatro – Chile, que apresenta “Trilogia Livre em Lambe Lambe”.
O espectáculo integra o “Manobras” – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, promovido pela ARTEMREDE e que decorre de 7 de Setembro a 29 de Outubro em 13 dos municípios associados à Artemrede.
(ler mais...)


Teatro na sede da banda Operária Torrejana »  2017-09-24 

O Teatro da Meia Via leva à cena no próximo dia 27 de Setembro, na sede da banda Operária Torrejana, a peça "Falar a verdade a mentir", de Almeida Garrett, com direção de Hugo Gama. A sessão está marcada para as 22 horas, garantindo a organização serviço de bar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)