• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 17 de Julho de 2018
Pesquisar...
Sex.
 27° / 16°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 16°
Céu nublado
Qua.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  30° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Teatro Virgínia: conhecida a agenda para os primeiros meses de 2018

Cultura  »  2018-01-11 

Teatro, música e dança continuam a ser as disciplinas artísticas privilegiadas pela direcção artística do Teatro Virgínia, em Torres Novas. O programa para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março já foi divulgado, destacando-se na área da música o regresso de Mário Laginha e o seu trio (27 de Janeiro) ou Sean Riley & The Slowriders (3 de Março).

É o teatro que maior presença tem nos primeiros três meses de programação do Teatro Virgínia. Este sábado, dia 13, “Colecção de Coleccionadores” é o nome da peça apresentada, por Raquel André, uma produção do Teatro Nacional Dona Maria. Em “Colecção de Coleccionadores”, Raquel André colecciona os próprios coleccionadores e pede-lhes que lhe contem um segredo: que lhe contem o que é ser coleccionador através de uma entrevista, perguntando aos coleccionadores de cidades diferentes coisas sobre memória... Afinal, o que guardamos?

Em 2017, a Colecção de Coleccionadores contava com 30 coleccionadores de Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço, Berlim, Kortrijk, Ilha de São Miguel, Tomar e Lisboa.
Na semana seguinte, dia 20, o TV volta a dar palco ao Teatro, com Saia de Roda, com Ana Lúcia Palminha, Maria João Castelo e Suzana Branco. Trata-se de uma produção do Teatro Maria de Matos. Tudo tem início a partir da ideia de se inventar uma festa onde todos possamos participar. Viajando pelo país será possível descobrir tantas formas de festejar, de tocar música, de dançar...

Mário Laginha (piano), Alexandre Frazão (bateria) e Bernardo Moreira (contrabaixo) são o Mário Laginha Trio, uma formação com provadas dadas na área do jazz e blues. Vêm a Torres Novas no dia 27 de Janeiro.
Fevereiro começa com teatro e termina com dança. No dia 3, o Teatro do Eléctrico apresenta Karl Valentin Kabarett, uma produção de Ricardo Neves-Neves que mostra o "constante complexo de inferioridade" das personagens de Karl Valentim, mas também "a alegria dos atores em cena".

White Haus protagonizam um concerto no dia 10 de Fevereiro e no dia 17 está de regresso o teatro, com um clássico: Romeu e Julieta, pelo Teatro Praga. No dia anterior há sessões para as escolas.
Co:Latreal é o espectáculo de dança/multimédia que fecha Fevereiro, no dia 24, por Né Barros e João Martinho Moura.
M

arço começa com Sean Riley & The Slowriders (dia 3), seguindo-se no dia 10 um espectáculo de dança, de nome “Sopro”, pelo Centro em Movimento. No dia 17 Joana Gama apresenta um recital de piano, para crianças. O Senhor Satie era uma pessoa solitária mas com muito humor. Joana Gama, ao piano, vai contar à pequenada um pouco mais da história deste homem. O trimestre fecha no dia 24 de Março com teatro: “António e Cleópatra”, por Tiago Rodrigues, mais uma produção do Teatro Nacional Dona Maria II.

Legenda: Teatro do Eléctrico apresenta Karl Valentin Kabarett, uma produção de Ricardo Neves-Neves, no dia 3 de Fevereiro

 

 

 Outras notícias - Cultura


O gajo de Benfica apaixonado pela alentejanita »  2018-07-11 

É uma gaiata de cintura fina, curvas generosas, redondinhas, sensuais: foi por ela que João Morais, curtido e calejado rocker da selva urbana de Benfica, se apaixonou, paixão improvável, uma luz que se acendeu numa noite de calmaria na campina alentejana.
(ler mais...)


Torres Novas: Prémio Maria Lamas entregue no domingo, dia 8 de Julho »  2018-07-03 

Realiza-se no domingo, dia 8 de Julho (Dia da Cidade), a cerimónia de entrega  do Prémio Maria Lamas, relativo à edição de 2018, que terá lugar na biblioteca municipal Gustavo Pinto Lopes, às 18 horas.
(ler mais...)


Vítor Xarepa vai cantar ao Museu Carlos Reis »  2018-06-21 

Para assinalar os 81 anos da fundação do museu-biblioteca de Torres Novas, vão realizar-se diversas actividades no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), no âmbito de um programa especial para o efeito.
No dia 20 de junho, o MMCR participa no programa nacional da organização “Portas Abertas”, realizando-se visitas às reservas do Museu Municipal: às 10h30 à reserva arqueológica municipal, na antiga escola de Rodrigos e às 16h visita às reservas do próprio Museu municipal Carlos Reis.
(ler mais...)


Ainda a tempoEmodo, amanhã, na BOT »  2018-05-11 

Mais uma oferta cultural para amanhã, sábado, em Torres Novas: nada mais nada menos que a actuação do grupo riachense tempoEmodo, pelas dez horas da noite, na sede da Banda Operária Torrejana.

A carismática banda, formada ainda nos finais dos anos 70 do século passado, e que deixou para a posteridade um LP que é referência da progrock portuguesa, regressou aos palcos há uma dúzia de anos depois de um hiato de quase uma vida.
(ler mais...)


Riachos: bombas sobre o Irão, “Intifado” contra a ordem vigente »  2018-05-10 

Enquanto não caem bombas sobre a antiga Pérsia, as brigadas anti-militaristas atacam em Riachos no sábado, dia 12, um “intifado” da paz contra as convenções da música bem comportada e arrumadinha nos “géneros” da ordem estabelecida.
(ler mais...)


Atalaia: arte urbana de Vhils homenageia oleiros »  2018-04-23 

Está concluída a primeira intervenção artística em espaço público no âmbito do projecto ARTEJO. A obra do artista português Alexandre Farto (Vhils) foi executada nos últimos dias e já pode ser apreciada pelo público na Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)


Bons Sons: radiografia de um amor de verão »  2018-04-15 

Há várias dimensões a analisar quando se trata de avaliar um festival e o BONS SONS passa com distinção em todas. O estudo realizado junto do público do festival mostra que há todo um país a convergir a Cem Soldos, em Agosto.
(ler mais...)


Jorge Fazenda lança livro de memórias dia 21 »  2018-04-06 

“Nas longas caminhadas por montes e vales que diariamente fazia nos arredores, travava conhecimento com um mundo fantástico que, aos poucos, ia substituindo aquele a que toda a vida julgara pertencer”: não se sabe onde fica a elevação em que se ergue uma antiga árvore agora confidente do autor e, mais que isso, criatura irmã de uma vida finalmente reconfigurada e atada aos fios das gerações anteriores, não só de homens e mulheres, mas também de outras plantas e árvores, bichos, cheiros, ventos, aragens e sombras.
(ler mais...)


Barquinha: boa música com Pedro Jóia e Sopa da Pedra »  2018-04-06 

A igreja matriz da Atalaia vai ser o palco para a actuação do virtuoso e multifacetado guitarrista Pedro Jóia, no próximo dia 14 Abril, pelas 22 horas.
“Observar Pedro Jóia e a sua guitarra é vislumbrar um único corpo.
(ler mais...)


Teatro Virgínia: “Sopro, um solo de dança”, por Sofia Neuparth »  2018-02-28 

Sofia Neuparth e o c.e.m. – centro em movimento, trazem ao Teatro Virgínia um solo de dança, acompanhado de conversa, no dia 10 de Março, às 21h30.
Segundo Sofia Neuparth, «Sopro é um estudo do nascer do gesto que traz ao encontro a alegria de ser movimento! Não se é corpo sozinho.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2018-07-11  O gajo de Benfica apaixonado pela alentejanita