• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 23 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Qua.
 34° / 18°
Períodos nublados
Ter.
 36° / 20°
Céu limpo
Seg.
 38° / 18°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 18°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal

Cultura  »  2017-10-12 

Decorrem às 21hh30, no jardim das rosas

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.

Numa programação que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) considera estrear um “conceito inovador a nível nacional”, os “Caminhos da Pedra” acontecem no outono e seguem-se aos ciclos dedicados aos “Caminhos do Ferro” (realizado na primavera) e aos “Caminhos da Água” (no verão), proporcionando 58 momentos de manifestações culturais com entrada livre e em “locais muitas vezes inesperados”.

A programação destes quatro dias envolve cerca de 20 artistas e companhias, algumas das quais trabalharam com as comunidades locais, e vai acontecer nos concelhos do Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, afirma uma nota da CIMT.

Entre as dezenas de propostas agendadas, destaque par ao que vai acontecer em Torres Novas nestes dias. A companhia PIA – Projetos de Intervenção Artística vai estar de “Passagem” hoje e amanhã pelo Jardim das Rosas (21h30)

Este projecto de arte pública premiado internacionalmente, é uma das cinco propostas de teatro de rua que integram os Caminhos da Pedra, juntamente com “Chez Jopie” de Delinus, “Fita Cola” e “Velocipédia” do Projeto EZ e “Hotel la Rue” do Teatro Totonco.

No sábado e no domingo, dias 14 e 15, há novo circo no renovado edifício do antigo hospital, às 18 horas.
“E-nxada”, pela Erva Daninha resulta da criação de circo contemporâneo através da exploração do diálogo entre diferentes expressões de artes performativas que move a companhia.

Esta estrutura residente do Teatro Municipal do Porto dedica-se aos espectáculos e à formação e programação, destacando-se o Trengo festival de circo do Porto, centrada na investigação de novas formas de fazer e apresentar circo que elevem o virtuosismo a uma forma de comunicação de ideias e emoções.

“E-nxada” é um espetáculo de circo contemporâneo co-criado com a Bibaural/Nodar, sob direcção artística de Vasco Gomes e Julieta Guimarães e co-proproduzido pelo Teatro Nacional São João que remete para a ruralidade, a sua desconstrução e imaginário sob um ponto de vista urbano e contemporâneo. Uma investigação artística através da relação do corpo e do objecto em cruzamento com a instalação plástica e a composição sonora.

A organização de “caminhos” destaca ainda a actuação do grupo Danças Ocultas, no Cineteatro Municipal de Ourém, na sexta-feira, dia 13, à noite, para “contrariar todas as vibrações negativas associadas a este dia e animar até os mais supersticiosos”, ou dos Criatura, que sábado à noite levarão música popular portuguesa “reinventada” ao parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.

Selma Uamusse, a cantora moçambicana que gravou com Rodrigo Leão em 2015, vai encerrar o ciclo no domingo à noite no Cineteatro Paraíso, em Tomar.
A nota destaca ainda um espetáculo de “fusão perfeita entre histórias e música” que vai acontecer de quinta a domingo, em vários locais, com estreia em Torres Novas, na Biblioteca MunicipalGustavo Pinto Lopes, em que os Contatinas juntam as palavras e a concertina de Luís Correia à percussão, sopros e arranjos musicais de Nuno Morão.

“Verdadeiramente mágica promete ser a estreia da Orquestra Caminhos”, projeto comunitário dirigido por António Serginho, domingo à tarde no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, oportunidade única para ouvir a música criada por músicos amadores locais.

O projeto "Caminhos", que conta com financiamento comunitário, une os 13 municípios da CIMT “na criação de uma programação cultural em rede e na promoção turística da região do Médio Tejo”, afirma a nota, adiantando que a segunda edição arrancará na primavera de 2018, “com mais espetáculos a animar as vilas e cidades do Médio Tejo”.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Saul Roque Gameiro expõe na Praça do Peixe e no Museu »  2018-09-17 

Terá lugar no sábado, dia 22 de setembro, pelas 15h30 horas, a inauguração da exposição “Percurso pela Paisagem”, de Saul Roque Gameiro, na Praça do Peixe, em Torres Novas, uma mostra centrada no tema da paisagem e que estará patente na Praça do Peixe e no Museu Municipal Carlos Reis, até aodia 14 de outubro.
(ler mais...)


Escritor Hugo Santos vai ser homenageado dia 22 »  2018-09-12 

No dia 22 de Setembro (sábado), pelas 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, decorrerá uma homenagem ao escritor Hugo Santos.

Hugo Santos nasceu em Campo Maior, no ano de 1939, mas radicou-se em Torres Novas há décadas.
(ler mais...)


Barquinha:inscrições abertas para ateliês de arte »  2018-09-11 

Estão abertas as inscrições para os ateliês do Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC), em Vila Nova da Barquinha. As aulas de desenho, pintura, fotografia e vídeo recomeçam no próximo dia 1 de Outubro e prolongam-se até 31 Maio.
(ler mais...)


Bons Sons: está à porta o festival que colocou Cem Soldos no mapa »  2018-08-07 

A pacata aldeia de Cem Soldos, Tomar, volta a agitar-se para acolher milhares de festivaleiros de 9 a 12 de Agosto. Durante os quatro dias do BONS SONS recebe mais de 50 actuações em oito palcos distribuídos pela aldeia, que apresentam vários estilos musicais, entre artistas emergentes e músicos consagrados e outros projectos por descobrir.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” e o seu habitual festival de folclore »  2018-07-23 

É já no dia 28 de Julho que o rancho folclórico “Os Ceifeiros” de Liteiros organiza o seu já habitual festival, que tem lugar nas festas de Verão da aldeia, em honra da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
(ler mais...)


Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão, em Constância »  2018-07-23 

O Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO), em Constância, promove a terceira edição do Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão que decorre nos dias 27, 28 e 29 de Julho.
(ler mais...)


Torres Novas: festival de folclore é amanhã, sexta-feira »  2018-07-19 

O rancho folclórico de Torres Novas organiza amanhã, sexta-feira, 20 de Julho, mais um Festival de Folclore que este ano é também denominado como o Festival Ibérico, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


O gajo de Benfica apaixonado pela alentejanita »  2018-07-11 

É uma gaiata de cintura fina, curvas generosas, redondinhas, sensuais: foi por ela que João Morais, curtido e calejado rocker da selva urbana de Benfica, se apaixonou, paixão improvável, uma luz que se acendeu numa noite de calmaria na campina alentejana.
(ler mais...)


Torres Novas: Prémio Maria Lamas entregue no domingo, dia 8 de Julho »  2018-07-03 

Realiza-se no domingo, dia 8 de Julho (Dia da Cidade), a cerimónia de entrega  do Prémio Maria Lamas, relativo à edição de 2018, que terá lugar na biblioteca municipal Gustavo Pinto Lopes, às 18 horas.
(ler mais...)


Vítor Xarepa vai cantar ao Museu Carlos Reis »  2018-06-21 

Para assinalar os 81 anos da fundação do museu-biblioteca de Torres Novas, vão realizar-se diversas actividades no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), no âmbito de um programa especial para o efeito.
No dia 20 de junho, o MMCR participa no programa nacional da organização “Portas Abertas”, realizando-se visitas às reservas do Museu Municipal: às 10h30 à reserva arqueológica municipal, na antiga escola de Rodrigos e às 16h visita às reservas do próprio Museu municipal Carlos Reis.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)