• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 28 de Maio de 2017
Pesquisar...
Qua.
 33° / 14°
Claro
Ter.
 27° / 12°
Claro
Seg.
 26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Meia Via: teatro estreia comédia no dia 29 de Abril e afirma compromisso de manter actividade teatral

Cultura  »  2017-04-21 

O Teatro da Meia não pára e prepara-se para apresentar um novo trabalho, já no dia 29 de Abril (21h30). Trata-se de uma comédia “Falar a Verdade a Mentir”, uma produção que nasce a partir de um texto de Almeida Garrett e que “promete fazer soltar muitas gargalhadas”.

A peça é encenada por Hugo Gama e no elenco conta com António José Paz, Carlos Maia Henriques, Fábio Carvalho, Liliana Domingos, Sandra Vieira, José Carlos Batista e Ricardo Teixeira.

A história resume-se assim: Brás Ferreira é um antigo negociante do Porto, vem a Lisboa para pôr à prova Duarte, o noivo de sua filha Amália, a fim de testar a honestidade do seu futuro genro. Se o apanhar numa mentira o casamento não se realizará. Duarte, após alguns meses, já ganhou o vício da capital e encontra-se agora na eminência de inventar mais uma das suas. Felizmente Joaquina, a empregada e fiel confidente de Amália, a quem havia prometido um dote, e José Félix, seu namorado alfacinha e “choffer” particular do Coronel Lemos, um amigo influente da família de Duarte, juntam-se à comédia para ajudar os apaixonados e tentar fazer das mentiras verdades.

“Falar a Verdade a Mentir” estreia no dia 29 de Abril, no Teatro Maria Noémia e estará ainda em cena no dia 30 de Abril, às 16 horas e nos dias 5 de Maio às 21h30, 7 de Maio, 16 horas, bem como no dia 12 de Maio, às 21h30.

Este trabalho surge numa altura em que o grupo de Teatro da Maia Via celebrou o 16.º aniversário, enquanto associação cultural. A data foi festejada no dia 19 de Abril, no Teatro Maria Noémia, juntando-se na ocasião sócios e amigos “que têm ajudado a crescer a associação”.

Liliana Domingos a Presidente do Teatro Meia Via agradeceu a presença de todos referindo que o teatro faz-se de vontades: “Importante é ter vontade porque isto é feito de pessoas, este é um grupo fantástico, estamos todos a trabalhar para o mesmo e com muito gosto, porque afinal somos um grupo amador, fazemos as coisas porque gostamos e não porque queremos, para que o teatro nunca morra na Meia Via”.

Fundado a 19 de Abril de 200, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, nasceu para dar desenvolvimento à actividade teatral já com muitas raízes na aldeia. Ao longo destes 16 anos apresentou cerca de 17 produções, entre participações e colaborações noutras iniciativas como a Feira Medieval de Torres Novas ou o Festival Materiais Diversos. Nunca deixou também de assinalar sempre o Dia Mundial do Teatro.

Já apresentou espectáculos em vários pontos do país, destacando-se a sua participação no Festival Nacional de Teatro Amador que se realizou na Póvoa do Lanhoso. Aí, com a peça “Felizmente há lugar” venceu o Prémio Ruy de Carvalho, para melhor espectáculo, ganhando ainda o prémio para melhor representação masculina, por Carlos Maia e uma menção honrosa para Elsa Vieira, pela encenação. Recebeu ainda a Medalha de Mérito Municipal da Cultura entregue pela Câmara Municipal de Torres Novas.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Digressão de Salvador Sobral passa por Torres Novas »  2017-05-15 

A recém anunciada digressão de Salvador Sobral, o cantor que cantou e encantou no passado sábado, no Festival da Eurovisão que decorreu em Kiev, na Ucrânia, passa por Torres Novas no dia 16 de Setembro, um espectáculo que integra a programação do Teatro Virgínia para os últimos quatro meses do ano.
(ler mais...)


Dia Internacional dos Museus assinalado em Torres Novas »  2017-05-15 

O Museu Municipal Carlos Reis, de Torres Novas, promove esta quarta-feira, 18 de Maio (14h30) uma jornada de reflexão sobre a complexidade de se contar as “histórias difíceis” nos museus e sobre os museus.

“The unspeakable”, como contar as histórias difíceis nos museus versa sobre omissões, selecções da narrativa, discursos enviesados… as histórias e as coleções dos “grandes museus” e algumas das histórias controversas do museu de cá.
(ler mais...)


Pedro Barroso vai ser distinguido com Medalha de Honra de carreira, pela SPA »  2017-05-15 

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) escolheu atribuir a Pedro Barroso a Medalha de Honra de carreira "como forma de reconhecimento da sua actividade como autor e pelo exemplo e estimulo que ela representa para a comunidade dos autores portugueses.
(ler mais...)


Mação: documentário coproduzido por Instituto Terra e Memória (ITM) reconhecido pelo “amplo trabalho de investigação científica” »  2017-05-11 

O documentário “Hand Pas - Mãos do Passado”, coproduzido pelo Instituto Terra e Memória, de Mação, ganhou o Viriato de Prata no II Festival de Cinema Arqueológico de Castilla e Leão que decorreu entre 5 e 7 de Maio em Zamora, Espanha.
(ler mais...)


Vhils e Manuel João Vieira à conversa em Vila Nova da Barquinha sobre arte no espaço público »  2017-05-10 

O ARTEJO, um projecto artístico com a comunidade, vai realizar os primeiros eventos públicos nos próximos dias 16 e 17 de Maio, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Artistas consagrados como Alexandre Farto (Vhils) ou Manuel João Vieira, vão estar à conversa com a população em quatro assembleias comunitárias a realizar nas quatro freguesias do concelho.
(ler mais...)


Documentário de Bob Dylan, hoje, na biblioteca de Torres Novas »  2017-05-05 

Integrado no ciclo de cinema “Ícones da Música”, evento que está a decorrer até ao dia 19 de Maio e que é promovido pelo Cine-Clube de Torres Novas, em parceria com o município, é exibido esta sexta-feira, 5 de Maio, o documentário dobre Bob Dylan, recentemente agraciado com o Prémio Nobel da Literatura, pela academia sueca.
(ler mais...)


Coral Sinfónico de Portugal apresenta Requiem de Verdi, no Virgínia »  2017-05-02 

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, acolhe no próximo dia 14 de Maio um concerto pelo Coral Sinfónico de Portugal (CSP), dirigido pela maestrina Saraswati. O concerto deste ano apresenta “uma das obras mais icónicas da expressão musical da época romântica,” o Requiem de Guiseppe Verdi.
(ler mais...)


Etnografia e folclore discutidos em Tramagal »  2017-04-23 

O Conselho Técnico da Federação do Folclore Português para a Região do Alto Ribatejo promove no próximo dia 29 de Abril uma sessão de trabalho sobre folclore e etnografia, um conversa subordinada ao tema “O traje, o seu uso e conservação”, na sede do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Tramagal, das 14h00 às 18h30.
(ler mais...)


Torres Novas: «Galopes da Vida» apresentado na biblioteca municipal »  2017-04-21 

A biblioteca de Torres Novas acolhe, no dia 26 de Abril (18h30), a sessão de apresentação do livro de poesia «Galopes da Vida», de José Pedro Oliveira, um trabalho já lançado em Dezembro de 2016.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)