• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sábado, 23 de Setembro de 2017
Pesquisar...
Ter.
 28° / 13°
Períodos nublados
Seg.
 27° / 14°
Períodos nublados
Dom.
 29° / 11°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Meia Via: teatro estreia comédia no dia 29 de Abril e afirma compromisso de manter actividade teatral

Cultura  »  2017-04-21 

O Teatro da Meia não pára e prepara-se para apresentar um novo trabalho, já no dia 29 de Abril (21h30). Trata-se de uma comédia “Falar a Verdade a Mentir”, uma produção que nasce a partir de um texto de Almeida Garrett e que “promete fazer soltar muitas gargalhadas”.

A peça é encenada por Hugo Gama e no elenco conta com António José Paz, Carlos Maia Henriques, Fábio Carvalho, Liliana Domingos, Sandra Vieira, José Carlos Batista e Ricardo Teixeira.

A história resume-se assim: Brás Ferreira é um antigo negociante do Porto, vem a Lisboa para pôr à prova Duarte, o noivo de sua filha Amália, a fim de testar a honestidade do seu futuro genro. Se o apanhar numa mentira o casamento não se realizará. Duarte, após alguns meses, já ganhou o vício da capital e encontra-se agora na eminência de inventar mais uma das suas. Felizmente Joaquina, a empregada e fiel confidente de Amália, a quem havia prometido um dote, e José Félix, seu namorado alfacinha e “choffer” particular do Coronel Lemos, um amigo influente da família de Duarte, juntam-se à comédia para ajudar os apaixonados e tentar fazer das mentiras verdades.

“Falar a Verdade a Mentir” estreia no dia 29 de Abril, no Teatro Maria Noémia e estará ainda em cena no dia 30 de Abril, às 16 horas e nos dias 5 de Maio às 21h30, 7 de Maio, 16 horas, bem como no dia 12 de Maio, às 21h30.

Este trabalho surge numa altura em que o grupo de Teatro da Maia Via celebrou o 16.º aniversário, enquanto associação cultural. A data foi festejada no dia 19 de Abril, no Teatro Maria Noémia, juntando-se na ocasião sócios e amigos “que têm ajudado a crescer a associação”.

Liliana Domingos a Presidente do Teatro Meia Via agradeceu a presença de todos referindo que o teatro faz-se de vontades: “Importante é ter vontade porque isto é feito de pessoas, este é um grupo fantástico, estamos todos a trabalhar para o mesmo e com muito gosto, porque afinal somos um grupo amador, fazemos as coisas porque gostamos e não porque queremos, para que o teatro nunca morra na Meia Via”.

Fundado a 19 de Abril de 200, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, nasceu para dar desenvolvimento à actividade teatral já com muitas raízes na aldeia. Ao longo destes 16 anos apresentou cerca de 17 produções, entre participações e colaborações noutras iniciativas como a Feira Medieval de Torres Novas ou o Festival Materiais Diversos. Nunca deixou também de assinalar sempre o Dia Mundial do Teatro.

Já apresentou espectáculos em vários pontos do país, destacando-se a sua participação no Festival Nacional de Teatro Amador que se realizou na Póvoa do Lanhoso. Aí, com a peça “Felizmente há lugar” venceu o Prémio Ruy de Carvalho, para melhor espectáculo, ganhando ainda o prémio para melhor representação masculina, por Carlos Maia e uma menção honrosa para Elsa Vieira, pela encenação. Recebeu ainda a Medalha de Mérito Municipal da Cultura entregue pela Câmara Municipal de Torres Novas.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Fado tem lugar cativo na próxima temporada do Teatro Virgínia »  2017-07-30 

Cristina Branco e Ana Moura, duas fadistas da nova geração, actuam no Teatro Virgínia, em Torres Novas, durante a próxima temporada daquela sala de espectáculos que vai de Setembro a Janeiro. Cristina Branco actua em Outubro e Ana Moura estará por Torres Novas no mês do Natal.
(ler mais...)


Tomar: Quinta do Bill festejou 30 anos e carreira “em casa” »  2017-07-15 

“Foram 30 aninhos que passaram a correr e sempre com o apoio das gentes de Tomar”, foi o que começou por dizer Carlos Moisés, compositor e vocalista da banda se formou-se em 1987, em Valdonas, no concelho de Tomar.

A Praça da República, em Tomar, foi o local escolhido para o concerto comemorativo dos 30 anos de carreira do grupo musical mais mediático daquele concelho, a Quinta do Bill.
(ler mais...)


Vila Nova da Barquinha: teatro ao ar livre, no Verão »  2017-07-12 

O grupo de teatro Fatias de Cá tem agendadas exibições de peças de teatro no concelho de Vila Nova da Barquinha e Chamusca. A peça “Tanegashima” é apresentada em Tancos e Arripiado nos dias 14, 15 e 16 de Julho, às 21h21.
(ler mais...)


Salvador Sobral abre nova temporada no Teatro Virgínia »  2017-07-12 

Salvador Sobral, o vencedor da última edição do Festival da Eurovisão, vai abrir o conjunto de espectáculos da próxima temporada do teatro Virgínia, em Torres Novas, temporada que se estende de Setembro a Dezembro.
(ler mais...)


Constância: Ana Trincão apresenta percurso artístico de 13 a 16 de Julho »  2017-07-12 

Inserido na programação cultural “Caminhos”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e sete dos seus 14 municípios, tem lugar em Constância entre os dias 13 e 16 de Julho a apresentação do percurso artístico criado por Ana Trincão, o qual teve início com a residência artística.
(ler mais...)


Alcanena: biblioteca apresenta exposição sobre abolição da pena de morte em Portugal »  2017-07-09 

Está a decorrer desde o dia 1 de Julho, até ao dia 13 de Outubro, uma mostra bibliográfica sobre as comemorações dos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal (1867 – 2017), na biblioteca municipal de Alcanena.
(ler mais...)


Fórum Ribatejo defende manutenção da unidade “do antigo distrito de Santarém” »  2017-07-04 

O Fórum Ribatejo, uma plataforma informal de reflexão sobre o Ribatejo que reúne várias dezenas de cidadãos da grande maioria dos concelhos ribatejanos, aprovou recentemente uma moção em defesa da manutenção da unidade dos municípios do antigo distrito de Santarém, num cenário de uma eventual reforma administrativa do país.
(ler mais...)


“Música nas Cidades, Sons do Mundo”: Manuel Fernandes Vicente apresenta novo livro domingo à tarde »  2017-06-28 

 

 

 

 “Música nas Cidades, Sons do Mundo é uma rota pelas músicas urbanas do mundo, das mais notórias e trauteadas às mais remotas e ameaçadas, e procura em histórias os segredos e as emoções que cada cidade teve ou tem ainda para contar com os seus estilos musicais ou os instrumentos que depurou e soube cultivar” – é assim que começa por apresentar-se mais um livro do conhecido professor e jornalista do Entroncamento, com sessão de lançamento marcada para domingo, dia 2, pelas 18 horas, no Centro Cultural da cidade ferroviária.
(ler mais...)


Constância: protocolo com Universidade Católica para estudo da vida e obra de Alexandre O’ Neill »  2017-06-20 

A Câmara Municipal de Constância e a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, assinaram na passada terça-feira, 20 de Junho, um protocolo de cooperação com vista à promoção e estudo da vida e obra de Alexandre O’Neill, bem como a dinamização de algumas sessões temáticas sobre este nome da cultura portuguesa.
(ler mais...)


Banda Operária: audições de final e ano »  2017-06-20 

Com vem sendo habitual, a escola de música da banda Operária Torrejana (BOT) realiza uma audição pública dos seus alunos, iniciativa que marca, oficialmente, o final do ano lectivo. A audição realiza-se no dia 24 de Junho, a partir das 17h30, na sede da colectividade, no Largo do Paço, em Torres Novas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)