• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 22° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Rita Damásio: um horizonte largo e belo

Cultura  »  2017-03-21 

O princípio da história é conhecido, pelo menos por todos quantos estão atentos à música que se fez e faz por cá e aos protagonistas que lograram alcançar níveis mais elevados: Rita Damásio debutou por grupos de garagem de Torres Novas e Riachos e começou a sua carreira nos Cardilium, de Torres Novas, uma banda alinhada com a tendência gótica, nesses loucos anos 90 da grande explosão da música moderna no concelho.

Passou igualmente pelos AlémMar, radicou-se em Lisboa e experimentou os caminhos do jazz. Cantou também com Tito Paris, Princezito (Cabo Verde), Paulo Flores, Kalaf Angelo, entre outros. Em 2008, com a saída de Teresa Salgueiro dos Madredeus, tornou-se a cantora (juntamente com Mariana Abrunheiro) escolhida para rosto do grupo de Pedro Ayres, mas os Madredeus estavam já na fase de uma certa dissolução conceptual e neles terminou, em pouco tempo, a participação de Rita Damásio.

Nos últimos tempos, Rita tem trabalhado na locução para publicidade, mas continua empenhada em grandes causas. É co-fundadora da AP-IMIDIWAN, uma ONG com base em Niamey, Níger, que se dedica ao apadrinhamento de crianças nómadas tuaregues. Paralelamente, tem tentado definir uma carreira a solo e a saída de “Peregrina”, há uns meses, tem sido pretexto para algumas apresentações ao vivo em pequenos recitais, como aquele que realizou na Casa da Música, no Porto.

O disco resultou resultou de uma crença quase impossível de Rita: trabalhar com produtores de Lhasa de Sela, a sagrada Lhasa que ela tanto ouviu na adolescência. Jean Massicotte e François Lalonde responderam ao seu apelo e ajudaram-na na gravação de “Peregrina”, onde ela empresta a beleza funda da sua voz e do seu talento a um par de canções extraordinárias. “Largo Horizonte”, que dá início ao disco, é uma canção enorme em qualquer parte do mundo e, estivesse Rita no mainstream de quem edita os êxitos, a canção ficaria a marcar estes últimos anos da música portuguesa.

É verdade que se começa a ouvir o disco e vem-nos à memória, de imediato e sem contemplações, Lhasa de Sela: a semelhança dos desenhos vocais, a voz sussurrada, o tom, e muito os arranjos instrumentais, esses sim a parecer saídos de um disco da malograda cantora franco-canadiana e de pai mexicano, tornam a experiência quase arrepiante, ressuscitando a voz e a alma de uma artista que do céu nos espreita com a eterna música que nos agarra pelo coração.

Não se trata de plágio estético, de colagem formal ou de apropriação: Rita Damásio sente-se inspirada por Lhasa e isso é bom. E tomáramos nós que essa inspiração, que outros artistas foram beber a tantos outros, dê a Rita Damásio a força para trilhar os belos caminhos que vão dar a um horizonte promissor: o horizonte do seu talento e da sua vontade.

“A Rita encontra-se no amanhecer da sua carreira individual. A sua voz tem a beleza nocturna do veludo, a doçura do toque da seda, a profundidade dos credos e das orações, a poesia de um quadro de Chagall, é de um atordoamento feminino e profundo. As canções que ela propõe agora são belas, são emanações dela, das flores da árvore que ela é, são puros pássaros sonoros, têm a amplitude dos arrepios que nos atravessam e nos arrebatam”, escreveu para ela Denys-Louis Colaux, escritor e poeta belga. Fica dito. Ouça-se Rita Damásio.

(Rita Damásio, 2016, Peregrina, EP: “Largo horizonte”, “Uma Prece”, “Lado Nocturno”, “Uma tempestade”, “Salomão”, “La Nuit”)

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble