• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 26 de Abril de 2017
Pesquisar...
Sáb.
 17° / 10°
Céu nublado
Sex.
 22° / 6°
Céu nublado
Qui.
 21° / 3°
Claro
Torres Novas
Hoje  22° / 8°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: flores e devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem são os principais cartões de visita das festas

Cultura  »  2017-04-11 

As flores de papel e de outros materiais feitas à mão, pela comunidade local, são um dos principais cartões de visita das festas de Constância que vão decorrer no fim-de-semana da Páscoa, 15, 16 e 17 de Abril.

A execução das flores, que alegram as castiças ruas da vila poema, é uma tarefa partilhada por moradores, escolas e instituições do concelho, fazendo das ruas floridas um dos motivos de maior interesse. Assim, ruas e becos da vila serão adornados com motivos típicos e grandiosos arranjos florais, tornando Constância “numa verdadeira musa do Tejo”.

À semelhança dos anos anteriores, também este ano haverá mais ruas floridas, fruto de um desafio lançado pela autarquia, às colectividades e associações do concelho. Desde a zona histórica até à entrada norte da vila, muitos serão os arranjos florais que farão as maravilhas de todos os que elegerem Constância, como destino turístico na próxima Páscoa.

Os múltiplos concertos, o Grande Prémio da Páscoa em atletismo, a caminhada, a aula de zumba, as mostras nacional de artesanato e de doces sabores, a tarde de folclore, as exposições, as ruas floridas, a tenda jovem, o espaço criança e as tasquinhas de gastronomia típica, constituem a panóplia de actividades que integram o evento.

O ponto alto dos festejos, terá lugar no Dia do Concelho, Segunda-feira de Páscoa (17 de Abril) com as cerimónias religiosas, das quais se destacam a missa, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Etnografia e folclore discutidos em Tramagal »  2017-04-23 

O Conselho Técnico da Federação do Folclore Português para a Região do Alto Ribatejo promove no próximo dia 29 de Abril uma sessão de trabalho sobre folclore e etnografia, um conversa subordinada ao tema “O traje, o seu uso e conservação”, na sede do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Tramagal, das 14h00 às 18h30.
(ler mais...)


Meia Via: teatro estreia comédia no dia 29 de Abril e afirma compromisso de manter actividade teatral »  2017-04-21 

O Teatro da Meia não pára e prepara-se para apresentar um novo trabalho, já no dia 29 de Abril (21h30). Trata-se de uma comédia “Falar a Verdade a Mentir”, uma produção que nasce a partir de um texto de Almeida Garrett e que “promete fazer soltar muitas gargalhadas”.
(ler mais...)


Torres Novas: «Galopes da Vida» apresentado na biblioteca municipal »  2017-04-21 

A biblioteca de Torres Novas acolhe, no dia 26 de Abril (18h30), a sessão de apresentação do livro de poesia «Galopes da Vida», de José Pedro Oliveira, um trabalho já lançado em Dezembro de 2016.
(ler mais...)


Siul Sotnas: resistir é vencer »  2017-04-20 

“Destroços de uma bomba atómica” traz com ele “uma certa mudança no registo da sonoridade”, admitia Luís Santos ao JT quando há dois meses anunciava a saída do disco para Abril, explicando que o gravou com a ajuda de alguns músicos amigos.
(ler mais...)


Médio Tejo: programação cultural do projecto “Caminhos” começa esta terça-feira, em Tomar »  2017-04-11 

Arranca esta terça-feira, em Abrantes, o projecto cultural “Caminhos”, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que começa por oferecer espectáculos gratuitos na semana da Páscoa.

O primeiro de três ciclos de programação que vai passar a promover anualmente a CIMT, intitulado “Caminhos do Ferro”, vai decorrer entre 11 e 16 de Abril em cinco municípios da região com estações ferroviárias – Abrantes, Entroncamento, Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha -, onde se poderá assistir e participar em espectáculos multidisciplinares gratuitos que têm como tema central a dança.
(ler mais...)


Azinhaga inaugurou novo pólo da fundação José Saramago »  2017-04-08 

Uma delegação da Fundação José Saramago já funciona em Azinhaga, aldeia natural do prestigiado escritor português, desde 2006 mas este sábado, dia 8 de Abril, foi inaugurado um novo espaço nas instalações da antiga escola primária.
(ler mais...)


Azinhaga inaugura pólo da Fundação José Saramago »  2017-04-04 

É inaugurado no próximo  sábado, dia 8 de Abril, na Azinhaga (Golegã) o espaço “Nasci na Azinhaga”. Trata-se de uma delegação da Fundação José Saramago, sediada na Casa dos Bicos, em Lisboa.
(ler mais...)


Teatro Meia Via: “Uma noite memorável”, diz Liliana Domingues »  2017-03-25 

A presidente da direcção do Teatro Meia Via classificou de “memorável” a noite de ontem (sexta-feira), no teatro da aldeia. Na estreia da peça "Palhaço de Mim Mesmo", encenada pelo actor João de Carvalho, esteve presente, na primeira fila, o veterano actor Ruy de Carvalho, pai de João, que integrou uma plateia que encheu o Teatro Maria Noémia – a Maria (Noémia) também não faltou à estreia.
(ler mais...)


Rita Damásio: um horizonte largo e belo »  2017-03-21 

O princípio da história é conhecido, pelo menos por todos quantos estão atentos à música que se fez e faz por cá e aos protagonistas que lograram alcançar níveis mais elevados: Rita Damásio debutou por grupos de garagem de Torres Novas e Riachos e começou a sua carreira nos Cardilium, de Torres Novas, uma banda alinhada com a tendência gótica, nesses loucos anos 90 da grande explosão da música moderna no concelho.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2017-04-20  Siul Sotnas: resistir é vencer
»  2017-04-21  Meia Via: teatro estreia comédia no dia 29 de Abril e afirma compromisso de manter actividade teatral
»  2017-04-21  Torres Novas: «Galopes da Vida» apresentado na biblioteca municipal