• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

BONS SONS são mais do que um festival. São a celebração da música portuguesa

Cultura  »  2014-08-22 

A quinta edição do festival BONS SONS, que decorreu entre os dias 14 e 17 de Agosto, na aldeia de Cem Soldos, Tomar, terminou sem se saber ao certo qual será o seu futuro. Entre a possibilidade de o festival ganhar periodicidade anual ou continuar num formato diferente do actual, com outros objectivos, ficaram no ar.

Para já o tempo é de balanço, sendo certo que em termos de afluência de público as expectativas da organização terão sido superadas, disse Luís Ferreira, director do BONS SONS. No domingo à noite, na recta final do festival, o responsável dizia à Antena 1 que teriam passado por Cem Soldos entre 30 a 40 mil pessoas e não falhou muito. Terão sido 38 mil os visitantes do festival, mais três mil que há dois anos.

Desafiado a pronunciar-se sobre o futuro dos BONS SONS, Luís Ferreira, preferiu manter algumas reservas. ”A próxima edição não está marcada porque este é um trabalho de equipa e é a equipa que define o que tem de se fazer. Há balanços a fazer e há que criar novos objectivos para as próximas cinco edições”, disse, acrescentando que a missão dos BONS SONS, no futuro, deverá passar pela conquista de novos públicos, inclusivamente público internacional.

Luís Ferreira destacou ainda o espírito deste evento ”de festa popular” em que ”a magia de viver a aldeia” se confunde com ao experiência de viver também a música portuguesa. O responsável mostrou-se ainda muito agradado com a transversalidade do público presente, salientando a presença de inúmeras famílias, um sinal de que este é um festival diferente dos demais existentes.


54 concertos na aldeia

Do programa previsto apenas houve uma baixa. A banda Long Way to Alaska teve de falhar o seu compromisso, segundo a organização, por motivo de doença de um dos elementos. Dos 55 concertos realizaram-se então 54 e, por sorte, não houve uma segunda baixa. Sérgio Godinho, na última noite do festival, caiu desamparado do palco depois de ter cantado o tema ”Com um brilhozinho nos olhos”. O cantor terá tropeçado e caiu no fosso, entre o palco e o público. Uma queda vertiginosa que obrigou Sérgio Godinho a receber assistência médica. Passados alguns minutos voltou ao palco e, com a boa disposição possível, retomou o concerto lamentando que a primeira vez que caiu de um palco tivesse logo acontecido nos BONS SONS. No final do concerto teve mesmo de receber assistência hospitalar, em Tomar, devido aos golpes profundos que sofrera após a queda.

Numa mensagem dirigida aos fãs publicada no Facebook, o músico qualificou o concerto em Cem Soldos como ”memorável” e agradeceu ”aos milhares que, ao longo de hora e meia, celebraram a ‘Liberdade’”, nome do seu espetáculo mais recente.

 

75 voluntários foram incansáveis

Montar um festival desta envergadura com uma equipa amadora (ainda que muito profissional e competente) é um acto no mínimo arriscado. Em Cem Soldos, acredita Luís Ferreira, a grande maioria da população está alinhada com o festival e trabalha para que tudo aconteça. Mas para a organização é fundamental que a vida dos cemsoldenses seja prejudicada o mínimo possível com esta invasão. Com efeito, dentro de uma equipa com 75 voluntários com idades entre os 17 e 69 anos, alguns dos quais são locais outros vêm de fora, há os que têm a missão de ir repondo a normalidade.

Por exemplo, no domingo, às 9 horas, a escadaria da igreja estava liberta do palco ali instalado para que a população pudesse subir para assistir a uma normal missa de domingo. Isto poucas horas depois de os DJ’s terem estado a animar os mais resistentes, até às 5 da manhã, hora de encerramento do recinto.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble