• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Aurélio Lopes apresentou em Torres Novas livro sobre a Santa da Ladeira

Cultura  »  2014-06-27 

O antropólogo Aurélio Lopes lançou no passado sábado, na biblioteca municipal de Torres Novas, o livro ”Anátema, devoção e poder: a santa da Ladeira”, que resulta da tese de doutoramento que concluiu em 2013 sobre o culto surgido em torno da figura de Maria da Conceição Mendes, conhecida por ”Santa da Ladeira” ou ”Mãe Maria”.

O culto da Ladeira do Pinheiro (Torres Novas), nascido de um fenómeno místico e de vidência, é, para o antropólogo Aurélio Lopes, único entre os cultos de raiz popular por se ter conseguido afirmar ”independentemente da igreja católica”, perdurando há meio século.

O caso da Ladeira ”é um fenómeno que surge nos anos 1960 a partir de uma personagem mais ou menos carismática e que, com o tempo, assume as características de um culto católico diferente, popular, que foi adquirindo estrutura em volta da mística” criada por Maria da Conceição, disse o antropólogo à agência Lusa.

”Conjugaram-se vários factores para este culto sobreviver”, disse Aurélio Lopes, situando no 25 de Abril de 1974 e na abertura que este trouxe a outras religiões a oportunidade de reconhecimento (neste caso pela Igreja Ortodoxa Alternativa) que a ”Santa da Ladeira” perseguia há anos, sem sucesso, junto dos católicos romanos.

Apesar de acolher o culto ortodoxo, Maria da Conceição tentou sempre manter os ritos católicos, simbolizados no facto de ter colocado um altar católico no santuário que inaugurou em 2000 (três anos antes da sua morte), hoje retirado, acalentando a ”utopia” de criar um espaço ecuménico, aberto a várias religiões, afirmou.

No caso da ”Santa da Ladeira”, Aurélio Lopes refere que Maria da Conceição ”começa por ser vidente, passando depois para as profecias e daí para os êxtases, num processo que congrega nela todas as valências transcendentes que nos ‘santos’ do passado não estavam reunidas”. São não só as ‘visões’ que vão ”evoluindo, como também o próprio discurso que, embora sempre simplório, vai-se elaborando e tornando mais extenso. Aprende a ler sozinha, o que é também considerado um prodígio”.

Depois, ”o carácter dela impressionava. Estas pessoas têm de ter carisma, capacidade de liderança natural”, frisou.

Para a sua investigação, Aurélio Lopes socorreu-se dos jornais locais e nacionais, como o Século Ilustrado, que, ”em artigos muito violentos, exigia ao Governo para acabar com aquela ‘pouca vergonha’”, de livros anónimos escritos antes do 25 de Abril por padres espanhóis e do testemunho de pessoas da região.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble