• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Município paga 100 mil por imóveis para o Museu Agrícola de Riachos

Cultura  »  2019-08-13 

Duas das fracções têm inquilinos

 

O Município de Torres Novas vai adquirir fracções urbanas junto ao antigo lagar, na Rua do Sargaço e Rua Dr. José Marques, em Riachos, onde estão a funcionar diversos departamentos do NAR - Núcleo de Artes Riachense e do Museu Agrícola de Riachos. O valor da aquisição será de 102 mil euros. Bloco de Esquerda votou contra.

“A compra afigura-se determinante para o crescimento e requalificação da componente expositiva e das reservas e espaços de trabalho do Museu Agrícola de Riachos. Permitirá também que o NAR, que desenvolve a grande maioria das suas actividades nas instalações contíguas ao museu, continue o seu trabalho de promoção, preservação e salvaguarda do património”, diz a maioria socialista em nota de imprensa.

Há cerca de 20 anos a câmara tinha já comprado à família do dr. José Marques o edifício agrícola onde funciona o museu, o antigo lagar, quintal e dependências anexas. Agora, por mais 100 mil euros, adquire outras instalações contíguas aos herdeiros de Carlos Trincão Marques, uma decisão que mereceu a desconfiança do presidente da Junta de Riachos. José Júlio acha mais prioritário o projecto de recuperação da Casa do Povo para auditório, temendo que o gasto destes 100 mil euros venha a ser usado como desculpa pelos socialistas para o adiamento de outras aquisições que estão há anos na calha, e de mais baixo custo, como por exemplo o edifício do mercado.

Na sua declaração de voto, Pedro Ferreira admite e reconhece as reticências da Junta de Freguesia de Riachos: “Auscultada que foi a Junta de Freguesia sobre esta possível aquisição por parte do município, a mesma, não descurando o interesse e importância para Riachos desta aquisição, sublinhou a importância de outros imóveis que considerou importantes para Riachos, como o edifício da ex-sede da SOPOVO e o espaço do velho Mercado”, escreveu o presidente.

Já o Bloco de Esquerda foi mais directo ao assunto, referindo que as instalações ao serviço do Museu e do NAR estão as ser utilizadas há muito tempo, em regime de comodato, enquanto as outras duas que vão no pacote, uma casa de habitação e uma oficina, têm inquilinos e portanto assim vão ficar: “O BE não concorda que esta aquisição tenha prioridade sobre todas as outras hipóteses de aquisição de imóveis para futuros equipamentos públicos na Freguesia de Riachos. Não se entende o porquê da pressa em concretizar esta aquisição. Não está em causa o normal funcionamento do Museu e de todas as suas actividades, pois existe um contrato de comodato em vigor e passível de ser renovado”, dizem os bloquistas.

O BE recorda que a Câmara Municipal decidiu em reunião de 12 de Setembro de 2014 mandatar o presidente para realizar as negociações para a aquisição do mercado e do Cinema Olímpia, em Riachos. “Já é conhecida a proposta para a aquisição do mercado (60 mil euros). O argumento do presidente, de que é necessário um projecto para o mercado de Riachos, não tem cabimento, pois a Câmara ao votar a aquisição do espaço, votou também a implementação de um projecto em concreto”. Pergunta finalmente o Bloco: “Porque é que a Câmara compra as fracções que correspondem a uma casa de habitação e a uma oficina? Porquê? Nada têm a ver com o museu. Qual o interesse público nesta aquisição?”

Apesar da polémica, a aquisição dos imóveis foi aprovada por maioria (PS e PSD) pelo executivo municipal na reunião de câmara de 23 de Julho, com voto contra do Bloco de Esquerda.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble